Divorcio com filhos menores: “10” principais dúvidas

Quando um casal decide se divorciar, os principais questionamentos que surgem são: como será a divisão dos bens? Quem ficará com os filhos menores? Este artigo tem o objetivo de esclarecer as principais dúvidas sobre divorcio com filhos menores. Fique atento e leia as nossas dicas!

10 Principais dúvidas sobre divórcio com filhos menores

O divórcio pode causar traumas e prejuízos financeiros que podem comprometer a sua vida e o futuro dos seus filhos, pensando nisso, tire as suas principais dúvidas agora.

1. O que se caracteriza por divórcio?

Divórcio é a dissolução do vínculo matrimonial, que pode ser consensual (acordo entre as partes) ou litigiosa (por meio de uma disputa judicial).

2. O'Que é um Divórcio extrajudicial?

Divórcio extrajudicial é aquele divorcio que pode ser realizado sem necessidade de um processo judicial. Para isso, é necessária a presença dos advogados de ambas as partes para que sejam feitas as negociações.

2. O que é um Divórcio Litigioso?

Divórcio litigioso é aquele divorcio de onde as partes não conseguem chegar a um acordo sobre os termos do divorcio. Neste caso, o processo vai a juízo e é necessário o comparecimento dos advogados das partes para que sejam analisadas as questões envolvendo divorcio com filhos menores.

4. Como funciona o Divorcio com filhos menores?

O divorcio com filhos menores costuma ser mais complicado, pois é preciso pensar no interesse da prole. No divorcio com filhos menores, os pais podem optar pela guarda compartilhada ou unilateral.

5. O que é Guarda compartilhada?

Na guarda compartilhada, os pais dividem igualmente as responsabilidades sobre o filho. Assim, ambos devem cumprir com seus deveres e direitos enquanto progenitores.

É importante lembrar que a guarda compartilhada não significa que os pais precisam dividir igualmente todas as tarefas relacionadas ao dia-a-dia, como arrumar a mochila para a escola.

6. O que é Guarda unilateral?

Na guarda unilateral, apenas um dos pais fica responsável pela criança. Nesta modalidade, o outro genitor pode ter direito a visitas e/ou à pensão alimentícia.

7. Como são feitas as visitas?

A lei prevê que o genitor não-guardião deve ter direito à visitação. O ideal é que cada parte tenha um bom diálogo para poder estabelecer regras e horários aceitáveis para ambas as partes.

8. Como é definida a pensão alimentícia?

A pensão alimentícia é destinada para que os filhos menores não fiquem desassistidos financeiramente. O valor da pensão, no divorcio com filhos menores, é definido pela Justiça. Quem fica responsável pelo pagamento é o genitor que não possui a guarda dos filhos.

9. Como é calculada a pensão alimentícia?

O cálculo da pensão alimentícia é realizado por meio de uma tabela prevista em lei, que varia conforme o número e a idade dos filhos. É importante considerar também as necessidades básicas dos filhos menores e as condições financeiras dos pais.

10. Como dar entrada no divórcio?

Divorcio com filhos menores gera muitas dúvidas e preocupações para as partes envolvidas. Por isso, é importante contar com o acompanhamento de um advogado especializado no assunto.

Divorciar-se com filhos menores de idade não precisa ser um processo tão desgastante. Basta contar com o apoio e os conhecimentos certos para que tudo corra bem!

Leia também: Posso dar entrada no divórcio sozinha?

 

Deixe um comentário